O que é xampu sólido e por que ele é chamado de Syndet?
O xampu sólido ou pastilha é chamado de Syndet na linguagem de laboratório. É uma redução, na lingua inglesa, de Synthetic Detergent. Xampus, sabonetes líquidos, detergentes e sabões líquidos para lavar roupa são Syndets e todos eles são, sim, detergentes.
O papel dos surfactantes na limpeza de cosméticos sólidos e sabão
Tanto os syndets como o sabão fazem parte da categoria Surfactantes, que são compostos por cadeias carbônicas antagônicas. Uma parte hidrofóbica - moléculas que odeiam água e amam óleo/ sujeira - e uma parte hidrofílica - amam óleo, odeiam água. Quando esfregamos os surfactantes numa superfície, as cadeias carbônicas fazem com que peguem as sujidades e, como odeiam água mas também gostam, não sabem se agarram ou se soltam, sendo levados embora pela água, com as sujidades "no braço".
Diferença entre syndet sintético e sabão artesanal para cabelos
A diferença entre eles é que os syndets são desenvolvidos sinteticamente em laboratório para produzir um surfactante com gradações de suavidade e, sobretudo, com pH ajustável (volte no post do pH para saber mais). Com eles são produzidos diversos artigos de limpeza, para casa, para o corpo, para os cabelos, para a indústria, para tudo; sólidos ou líquidos. O sabão não precisa de laboratório para ser produzido. Ele é a reação entre o hidróxido de sódio ou potássio e algum óleo, produzindo sabão e glicerina. Juntos, limpam e hidratam o local onde foram aplicados. O pH do sabão é fixo, ficando na faixa entre 9-11, o que lhe confere uma ação limpante bem intensa. O equilíbrio do sabão é alcançado na escolha dos óleos base da reação e na quantidade e qualidade do sobre-engordurante, mas não influencia no pH.
Por que o ph alcalino do sabão pode prejudicar o cabelo?
Como já falamos por aqui, o pH fisiológico da pele e dos cabelos é entre 3,7 e 5,75. A pele, ao entrar em contato com matérias com pH alcalino, tem a capacidade de retornar ao seu estado original, mas o cabelo não. O pH alcalino abre as cutículas dos fios e elas ficam escancaradas, produzindo a sensação de ressecamento e espigamento. É por isso que quando você lava seu cabelo com sabonete, você sente uma aspereza extrema, coisa que queremos evitar no tratamento de nossas madeixas. Por outro lado, o pH alto tem a capacidade de fazer uma limpeza ultra profunda nos fios, o que pode ser necessário eventualmente. Neste caso, use um produto ácido em seguida, como o vinagre ou um bom condicionador.
Como identificar se o produto é sabão ou syndet pelo rótulo
No rótulo, quando houver hidróxido de sódio/potássio (sodium/potassium hydroxide) no começo da lista de ingredientes, ou até mesmo a frase "óleos saponificados", é um sabão. Todos os outros são syndets e oferecem diferentes níveis de limpeza, suavidade e até de pH.
Syndets mais usados em xampus e o diferencial da Ímpar Cuidado Natural (SCI)
os syndets mais usados em xampus no Brasil são:
- Lauril éter sulfato de sódio (sodium laureth sulfate) - SLES
- Lauril sulfoacetato de sódio (sodium lauryl sulfoacetate) - SLSa
- Lauril sulfato de sódio (sodium lauryl sulfate) - SLS
- Tensoativo do coco (sodium coco sulfate) - SCS
- Isetionato de sódio (sodium cocoyl isethionate) - SCI
O SCI usamos na ímpar e é um dos mais suaves.
É preciso fazer uma limpeza profunda eventualmente
Algumas matérias primas presentes em xampus e condicionadores, como a goma guar quaternizada, por exemplo, precisam de uma limpeza forte para serem retiradas dos fios de cabelos. No entanto, o SCI, que usamos na ímpar, não tem grande capacidade de limpeza e por isso não consegue retira-la dos fios. É por isso que indicamos que as suas madeixas passem por uma limpeza profunda com um sabonete natural periodicamente. Ao aplica-lo nos fios, você pode estranhar, pois eles ficam muito ásperos. Mas é só caprichar no condicionador depois que tudo volta ao normal, agora zeradinho de acúmulos.
