A acidez da nossa pele é a primeira linha de defesa contra bactérias e agressões externas. Entender a ciência por trás do pH e como a pele reage ao contato com um sabonete natural básico é fundamental para um cuidado consciente e eficaz.
O que é pH e como ele se relaciona com a pele?
pH é a sigla usada para potencial hidrogeniônico em uma solução. Ele mede a quantidade de íons de hidrogênio em meio aquoso, ou seja, determina se uma solução é ácida, neutra ou básica (tb chamada de alcalina). Tanto o sabão quanto o corpo humano têm seu índice individual de pH, determinando sua acidez, neutralidade e alcalinidade. O índice comum varia em uma escala de 0 a 14, onde 0 é ácido, 7 neutro e 14 básico.
O manto ácido: a defesa resiliente da pele
A pele do corpo é composta por um manto ácido (uma fina camada protetora, de nome "manto hidrolipídico") que tem um pH entre 4,7 e 5,75, portanto, ácido. O sabão tem índice de pH que varia de 9 a 10, portanto, básico.
Substâncias básicas queimam a pele, por isso precisamos ter tanto cuidado com a soda cáustica pura usada para limpar o chão ou desentupir o ralo, por exemplo, já que ela tem pH 14.
Mas se o sabão tb é básico, vai queimar a pele? A princípio, não, pois o índice próprio do sabão não é suficiente para queimar nada. O que pode acontecer, para algumas pessoas, é coçar, isso sim. A pele do corpo é composta por um manto ácido (uma fina camada protetora, de nome "manto hidrolipídico") que tem um pH entre 4,7 e 5,75, portanto, ácido. O sabão tem índice de pH que varia de 9 a 10, portanto, básico.
Mas por que para algumas pessoas o sabão provoca coçeira e para outras não?
O manto ácido é uma proteção super resiliente (tem alta capacidade de voltar oa seu "estado original" depois de uma grande alteração em seu meio) que, quando entra em contato com substâncias básicas, se movimenta rapidamente para acidificar-se novamente, mantendo a proteção da pele.
Assim, quando um sabão com pH 9 ou 10 entra em contato com a pele, é como se tentasse tornar o manto neutro, mas ele, bravamente, volta ao seu estado normal rapidamente.
É o conflito entre ácido e básico que pode fazer a pele coçar: a resiliência do manto ácido
Este movimento de recuperação dura em torno de 30 minutos, mas varia de pessoa para pessoa.
Peles mais sensíveis e/ou com menos resiliência, tendem a demorar mais tempo para regular a acidez do manto, por isso coçam e, às vezes, ficam vermelhas e até com pruridos.
Peles que coçam não têm todas as mesmas causas. Mas o pH é certamente uma causa comum.
Sabonetes naturais vs. Syndets
A pele do corpo é mais resiliente que a pele do rosto, por isso vê-se tantos produtos específicos para cada área. Sabonetes para o rosto são, na verdade, o que chamamos de Syndets, ou detergentes, que têm pH mais próximo da pele, por volta de 5,5 (como Dove, por ex., e tantos ‘sabonetes’ líquidos chamados de neutros). Acredita-se, inclusive, que o pH ácido dos syndets ajude a combater doenças de pele como acnes e algumas bactérias.
Visto assim, parece mais adequado lavar o rosto com syndets, porém, não há padrão preciso na resiliência do manto entre os humanos. É preciso que cada um observe o seu corpo e entenda qual a necessidade que cada pedaço de pele apresenta.
Pra mim, Joana, é ao contrário. Meu rosto suporta o conflito, mas do pescoço pra baixo se sensibiliza com o pH neutro da água. Mas achei interessante notar que, desde que comecei a usar sabonetes naturais, a sensibilidade foi diminuindo muito e hoje está praticamente zerada, o que me faz concluir que os sabonetes de mercado que eu usava tinham o pH mais alto do que os naturais (sobretudo os da ímpar).
Xampus (sólidos ou líquidos), detergentes, sabonetes líquidos de lavar corpo, rosto ou roupa: todos eles são syndets, o que os diferencia são os tipos de surfactantes usados, suas combinações e formulações completas. Todos eles têm pH entre 5 e 7.
Desta forma, parece, à primeira vista, mais adequado lavar o rosto com Syndets. Porém, não há padrão na resiliência do manto ácido entre os humanos. É preciso que cada um observe o seu corpo e entenda a necessidade individual de cada pedaço de pele.
A Ímpar entende a complexidade do pH. Por isso, oferecemos um sabonete feito com óleos vegetais nobres e pelo método Hot Process, que garante a sobregordura de qualidade e a ação neuro-terapêutica dos óleos essenciais para um cuidado completo e respeitoso.
Observar a real necessidade da sua pele e avaliar de que forma você vai alimentá-la é o melhor movimento que você pode fazer para a natureza (que inclui você, que também é natureza).
Bibliografia:
ELOY, Thalita Moreira. Curso de Cosmetologia Natural, 2021.
STANQUEVIS, Regina. Curso de Cosmetologia Natural, 2023.
VOLOCHTCHUK, O. M. et al. Variações do pH dos sabonetes e indicações para sua utilização na pele normal e na pele doente, in An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 75(6):697-703, nov./dez. 2000.

