Na saboaria natural, a escolha do método de produção é o que define a visualidade, o aroma e as propriedades terapêuticas finais do sabonete. Entender o processo por trás da barra é fundamental para avaliar sua qualidade e eficácia.
Os sabonetes naturais podem ser feitos pelos métodos Hot Process (HP) e Cold Process (CP). As diferenças primordiais entre HP e CP são o tempo e a temperatura do processo de saponificação.
A ciência da saponificação: o que é essencial saber 🔬
A saponificação é a reação química fundamental que ocorre entre gorduras (óleos) e um álcali (hidróxido de sódio ou potássio: soda ou potassa), resultando na produção de sabão e glicerina.
-
Esta reação atinge naturalmente altos níveis de calor e alcalinidade durante o seu processo.
-
O sabão resultante tem um pH entre 8 e 11, naturalmente, e este nível não pode ser ajustado por nenhum aditivo.
Cold process (CP): beleza, desenhos e tempo de cura
O método Cold Process (CP) é o preferido para quem busca resultados esteticamente complexos no sabão.
1. O processo e a temperatura ambiente
O sabão CP é feito com óleos e lixívia (água + álcali) na temperatura ambiente. A mistura é vigorosamente agitada (junto aos aditivos e aromas), e em seguida, enformada.
2. Tempo de cura prolongado ⏳
No CP, o calor necessário para que a saponificação aconteça é alcançado dentro da forma. O processo precisa de tempo para que a reação se complete.
-
Depois de saponificado, ainda precisará de 4 a 8 semanas de cura para perder toda a água da lixívia e atingir o pH ideal para uso.
3. Vantagens visuais e desvantagem terapêutica
Como a massa só endurece dentro da forma, o CP permite que o artesão:
-
Desenvolva desenhos, cores, separe e misture a massa, utilizando formas complexas.
-
Isso ocorre após atingir o traço (momento em que óleos e lixívia se misturam e a saponificação começa).
O risco à qualidade: Por outro lado, qualquer aditivo (óleos essenciais, sobregordura, extratos de plantas, etc.) misturado à massa passará pelo processo de saponificação, que é um ambiente altamente alcalino.
-
A maior parte dos aditivos perde suas propriedades terapêuticas e aromáticas.
-
Óleos essenciais são voláteis; com a alta da temperatura dentro da forma, boa parte deles acaba evaporando. Por isso, muitos saboeiros optam por usar essências sintéticas sem ftalatos, que se mantêm íntegras ao processo.
Hot process (HP): preservação, controle e a escolha da ímpar 🔥
O método Hot Process (HP) é a escolha da Ímpar por focar na preservação total das propriedades dos insumos nobres.
1. O processo e o calor externo
O sabão HP é feito com óleos e lixívia aquecidos por uma fonte externa de calor, que é mantida ativa durante o cozimento da massa.
2. Saponificação completa e cura rápida
No HP, a saponificação se completa no momento da manipulação, por causa da temperatura investida.
-
O pH ideal será atingido antes do enforme.
-
Depois da reação completa (que varia de 10 a 60 minutos), ele será enformado e desenformado em até 24 horas.
-
Precisa de um descanso de apenas 7 dias para perder o que restou da água da lixívia, ficando pronto para uso. Para que fique perfeito, talvez ainda precise de mais 7 a 30 dias de cura.
3. Vantagem técnica: preservação total dos aditivos
Como a saponificação está completa ao atingir o pH ideal, tudo que o saboeiro colocar na massa após esse ponto será preservado.
O HP te oferece:
-
Limpeza controlável
-
Sobregordura de qualidade: A sobregordura será composta de óleos em sua forma original, aproveitados em toda sua potencialidade natural.
-
Extratos de plantas preservado
-
Aroma de óleos essenciais relevante: O aroma ficará preservado.
Todas essas características promovem:
-
Eliminação facilitada de cravos
-
Diminuição da necessidade de cremes hidratantes
-
Ação neuro-terapêutica dos óleos essenciais
-
Cuidado natural com os extratos
Conclusão: a qualidade é a chave
Ambos os processos (HP e CP) produzem sabonetes de alta qualidade que não ressecam a pele, promovem regeneração celular e facilitam os mecanismos de hidratação natural. No entanto, eles se diferem fundamentalmente em forma, visualidade, aroma e propriedades terapêuticas.
Na Ímpar, nossa prioridade é a máxima integridade terapêutica e aromática, por isso a escolha pelo Hot Process. E o melhor: eles não geram lixo 🌎.
Gostou de saber? Pois experimente! Usar sabonetes naturais é quase um caminho sem volta. Se ainda tiver dúvidas, comente que continuamos a conversar :)
* Na foto da direita, o sabonete Cold Process é de uma coreana muito habilidosa, a @mori_soap . Eu adoro ver as produções dela.
